Julho passou muito rápido, aconteceram várias coisas que eu contei aqui nesse post e eu não li como eu gostaria... Mas vida que segue né? Acabei lendo autores já conhecidos e apenas um livro da minha lista gigantesca de livros inéditos:







Livro: Longe da Árvore - Pais, filhos e a busca da identidade
Autor: Andrew Solomon
Editora: Companhia das Letras

Andrew Solomon é um escritor nova-iorquino doutor em psicologia. Vindo de uma família judaica, descobriu a dislexia e recebeu todo o tipo de tratamento e afeto na infância e adolescência. Porém, quando assumiu sua homossexualidade não foi bem visto e precisou se afastar da família para ser quem ele é.

Após um longo tempo, ele reuniu depoimentos e vivências de indivíduos divergentes de suas famílias: surdos, anões, portadores de síndrome de Down, autistas, esquizofrênicos, portadores de deficiências múltiplas, crianças prodígios, filhos concebidos por estupro, transgêneros e menores infratores. São relações diversificadas, complexas, sofridas e turbulentas, mas que sobrevivem através do afeto.

Gostei do livro porque a leitura é muito comovente, fruto de uma pesquisa longa e com certeza muito difícil. Mas é um livro muito extenso (mais de mil páginas!) e isso acaba desestimulando a leitura em certos momentos. Apesar disso a leitura é super válida para pais e pessoas em geral. Consegui me colocar na pele de tantas famílias e me imaginar sendo mãe de um filho com "personalidade horizontal", como ele denomina.

Um trecho que me tocou bastante: "Um artigo na revista New York sobre gays no Iraque contém esta informação: 'Corpos de homens homossexuais, muitas vezes mutilados, começaram a aparecer nas ruas. Acredita-se que centenas de homens foram mortos. Os retos de homens gays foram colados e fechados, e eles foram forçados a tomar laxantes e água até que suas entranhas explodissem'".




Livro: As regras de ouro dos casais saudáveis
Autor: Augusto Cury
Editora: Academia

Novamente Augusto Cury por aqui, eu sei. Minhas percepções sobre ele continuam, desde o primeiro livro que li (Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, tem uma breve resenha aqui)

Achei que As Regras de Ouro dos Casais Saudáveis fosse um manual, daqueles cheios de clichês, mas me surpreendi de novo com a capacidade do Augusto de simplificar a leitura e torná-la edificante. Não é um manual, nem uma receita de bolo que você lê e todos os seus problemas serão resolvidos. Dá vontade de copiar vários trechos, tamanha a lucidez com que ele expõe suas ideias. 

O ponto principal é: para ter um relacionamento saudável precisamos ter uma mente saudável, conhecer a nós mesmos para conseguir entender o outro. 

Um dos pontos que mais me chamou atenção foi quando ele fez uma comparação entre casais e partidos políticos: ambos começam bem intencionados mas com o passar do tempo se tornam egoístas, ciumentos, brigando pela melhor discussão e melhor opinião em qualquer assunto. Vai dizer que ele não tem razão?


"Você pode não concordar com a opção e o comportamento das pessoas, mas nas sociedades democráticas e livres tem de respeitá-las como seres humanos integrais. Reitero: ninguém tem o direito de diminuir, constranger, apequenar, excluir, a outra raça, cor, condição física, opção sexual, religião ou ideologia filosófica. Quem o faz não é digno de maturidade. É uma criança, ainda que tenha status de intelectual. É pobre, ainda que seja um milionário. É frágil, ainda que tenha poder sociopolítico." (p. 17)




Livro: Corações Descontrolados - Ciúmes, raiva, impulsividade. O jeito borderline de ser
Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fontanar

Ana Beatriz é uma psicóloga carioca que já escreveu, dentre outras coisas, sobre psicopatas, autistas, bullying e consumismo. Depois de ler um trabalho dela você entende o motivo de "Mentes Perigosas" ter se tornado um best seller. 

Antes de decidir por História, queria fazer Psicologia, sempre gostei de ler sobre o assunto e esse interesse aumentou ainda mais quando descobri certos problemas psicológicos que me atrapalharam e tive que aprender a lidar com isso praticamente sozinha. 

O borderline é alguém que vive no limite de suas emoções, sempre com muita intensidade. Não são pessoas mornas, definitivamente. Esse problema é geralmente confundido com depressão e bipolaridade, porque não temos muitos estudos sobre essa personalidade que afeta muita gente, principalmente mulheres. São pessoas que sofrem e podem causar sofrimento em seu círculo familiar e de amizade. A leitura desse livro é indispensável para entender o problema e começar a lidar com ele.

A escrita da autora é simples, como numa conversa entre amigas, mas ao mesmo tempo é cheia de informações clínicas "traduzidas" para o entendimento de quem não é da área. Ela nos traz muitos exemplos de pacientes que atendeu e do que já viu em sua trajetória profissional, isso faz uma grande diferença para entender que cada um pode desenvolver a doença de forma diferente, todos nós temos nuances. 

Dá pra encontrar várias entrevistas dela no YouTube falando sobre esse tema. E como ela mesma diz, a terapia é a chave pra começar a entender seu problema. Por isso, se você sente que tem algo de errado procure ajuda profissional, somente eles poderão dizer se você tem essa doença ou não. 


E vocês, o que leram no mês que passou? 

4 Comentários

  1. Confesso que nao conhecia nenhum dos livros, mas esse terceiro me chamou bastante atenção.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esses livros só pela capa já me ganharam! Hahahaha
    Amei as indicações.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Esse mês que passou eu não li nada... Mas gostei muito do que você leu! Augusto Cury é presença cativa na minha instante, mas esse livro ainda não conhecia. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum desses livros, mas todos me pareceram bem interessantes.
    O trecho do primeiro que você colocou quase me fez chorar. Eu juro que não consigo entender como que o ser humano pode ser tão monstro assim só por não aceitar quem é diferente de si próprio.
    Adorei as dicas!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir